Monday, March 12, 2007

Tsunami!



Quem é escalador vai entender este relato! Espero que tenha paciência de ler até o fim! Espero que quando chegar ao fim desse texto ele tenha sido válido para algum ensinamento.....
Final de 2003.....
Fui com um parceiro, Xitão, para Ubatuba. Resolvemos conhecer os famosos boulders do lugar!
Expectativa de escalar tudo que fosse possível! Porém, como todos sabem escalar tudo que é possível é privilégio de poucos....hahahaha...então foram apenas algumas cadenas tímidas que saíram, e foi aí que me dei conta de que boulder é foda! hahahaha!
Foi nessa vez também que me apaixonei literalmente por um boulder...... Tsunami..... Na minha primeira entrada consegui um movimento.....um mísero movimento foi necessário para me apaixonar por um pedaço de pedra(paixão de escalador, como todos sabem).
Depois dessa vez, todas as vezes que fui sempre entrava no maldito boulder!hahahah..... e cada movimento progredia de acordo com cada ida.....hahahahha.....e cada ida estimulava uma volta.....e cada volta parecia que esse próximo movimento não ia sair!.... e saia.... foi de movimento em movimento, sem saber se o próximo seria possível, que eu ia curtindo uma paixão platônica; ia percebendo que por menos que parecesse, eu voltava mais maduro e mais disposto.
Foi então que eu vi meu momento chegando, no começo deste ano......cheguei ao tão esperado crux do boulder, depois de 4 anos tentando(sim 4 anos é muito, sim eu sou panga)..... decepção!!!
Não sei o que ocorria.....acho q era a emoção....sei la...... o dinâmico não saia...hahahaha.....”bom, vai ficar para a próxima”!
E mais uma vez voltei lá.....mas por motivos alcoólicos não saiu tbm o movimento, vi meu fim chegando......sem estímulo e estagnado sempre no mesmo lugar, já me sentia desmotivado....triste....minha paixão pelo boulder tava se apagando e aquilo ia virando um problema!
Voltei mais furioso no carnaval de 2007! Paixão já tinha passado a ser obrigação, obrigação deixou de ser obrigação e virou fúria! Pois então, a fúria deu lugar a dor , ao peso do boulder sobre as costas e a decepção...... meu joelho começou a doer, não conseguia fazer um movimento chave por causa de uma dor no joelho, meu corpo já rejeita o boulder...... nada mais poderia fazer.....
Já pensando em desistir, recebi um convite para fazer um bate-volta para Ubatuba, ou seja, ir escalar e voltar....ehehehhehe......coisa de loco para quem mora a 300km de lá, tudo pelo prazer da escalada. Estipulei para mim mesmo, só volto se eu mandar......
Meu joelho tava melhor! No meio da semana ele melhorou misteriosamente..... Terminei a trilha para os boulders me sentia bem......sentia que aquele seria o dia!!!
Mesmo o caçador sabendo que tem vantagem sobre a vítima, ele ainda sente uma dúvida no ar......
Enrolei, cheguei ao pico e nem olhei para a linha da via, fui nadar, dar betas para amigos, escalar outra coisas mais fáceis....medo, puro medo!
Até que senti o chamado do Tsunami.....
Chamei meu amigo Xitão, que desde então sabia o quanto q eu corria atrás desse boulder, para trabalhar o problema que ele queria mandar tbm..... Todos, namorada e amigos foram ver as investidas, ou investida, pois eu estava com tanta gana para escalar aquela pequena faixa de uma pedra tão grande, que a qualquer momento poderia sair a cadena.......
Primeira entrada do dia!!!!!!........... no meio do boulder, antes mesmo de chegar no crux....... o joelho dói e sou obrigado a soltar a pedra de tanta dor.....minha perna parecia que ia se partir ao meio....... desgraça..... não seria dessa vez.....acabou tudo.....
Dor, raiva, vontade de vencer o problema tudo se esvaeceu..... busquei dentro de mim oq me levou até o pé daquela pedra naquele dia....
Lembrei, que o que me fazia querer escalar aquilo não era a dor, a raiva, a fúria.....e sim a paixão pelo boulder! E tudo ficou tão claro, mesmo com a dor no joelho eu adaptei um movimento, fazendo de forma diferente daquilo que eu tentava. A dor foi vencida e eu escalava aquele bloco feliz, sem fúria.... amigos queridos estavam escalando comigo, não existia espaço para nada de ruim.....
Foi ao pegar na primeira agarra depois de algumas tentativas sem aquele peso; que todo aquele momento me remeteu a primeira vez que peguei aquela agarra na vida......a vontade e paixão pelo boulder se acenderam.....cada agarra eu apertava sem fazer força além daquilo q eu precisava, foi difícil mas nada parecia ser aquilo que era pois o prazer de escalar imperava no momento........ Homem e pedra tornaram-se uma coisa só. Depois de muito perrengue, pois fui pego de surpresa....nunca trabalhei o final do boulder...e quando vi estava sendo obrigado a terminar o boulder sem saber nada...hahahaha....mas saiu ..... a felicidade foi enorme...a paixão pelo boulder não passou depois daquilo......
Subi a pedra, sentei e admirei o lugar que eu tinha chegado..... qualquer um podia ter chegado la de uma maneira mais fácil ou mais difícil, mas eu cheguei de uma maneira que eu almejava desde a primeira vez que eu tinha pisado naquele pico......

Sentei, admirei e agradeci..... tudo e todos por terem me proporcionado momento indescritível.......

João Ricardo 13/03/07


Bjos e abraços!

Labels:

1 Comments:

Blogger Lu said...

Rii,
Após não sei quantos meses, vi seu comentário lá dizendo que passa por lá de vez em quando! Agora retribuindo a visita, posso dizer apenas que cada relato seu é mais um exemplo pra mim! Incrível, posso dizer!
Beijo
Saudades de longe!!
Séculos que não te vejo!!

6:31 PM  

Post a Comment

<< Home