Thursday, September 20, 2007

Gregos e Troianos (1ª parte)

Resolvi escrever sobre essa via que escalei, me empolguei tanto que escrevi demais.....serão três partes diferentes......Aprendi muita coisa escalando essa via .....apesar de ser uma via gostosa e facil ela é muito desafiadora......


Gregos e Troianos


Capítulo 1- Planos do início da escalada


-Léu findi que vem vamos voltar para São Bento e só mandar boulder!- disse eu na maior inocência achando q eu ia para SBS com o Léu e não ia esclar parede, isso uma semana antes...

Chegamos em SBS na madrugada, dormimos, pois no dia seguinte teriam muitos boulders para serem escalados! Sábado rolou muitos boulders, eu, léu, elder e pri, muitos boulders e muitas risadas.
Dia seguinte íamos acordar CEDO e escalar a Pimenta honesta e a Gregos e troianos, ambas via no col da pedra do Baú! Programamos isso a semana anterior inteira, estudei os croquis de ambas as vias, já sabia quase tudo de cor...
Domingo de manhã tocou o despertador, acordamos, tomamos café, arrumamos os equipamentos......e rumamos à Pedra do Baú!
A estradinha e muito gostosa para subir até lá, florestinha legal e música boa fazem uma viagem de mais de meia hora ficar bem curta. Chagamos muito cedo lá ainda com a idéia de fazer as duas vias, percorremos a trilha de acesso ao col. No meio da trilha fiquei pensando: "nossa como eu gosto dessa trilha, melhor doq fazer a trilha do fausto"(a trilha do fausto para quem não sabe é uma trilha de acesso ao col do baú, mas e uma trilha muito ruim a beira de um abismo, simplesmente CAIU MORREU), no meio do caminho pensando nisso sinto um cheiro de mel abundante! Cheiro delicioso, porém preocupante sinal de abelhas por perto, ai tudo que era legal: fazer trilha, ir escalar umas vias no baú, tornou-se um sinal de alerta constante....hehehehe....
O cheiro ficou para trás, chegamos ao col... Tinha me esquecido como o complexo do baú me colocava medo, fico apreensivo, sério, preocupado, com medo, etc...
-Ae parou de peidar he?- disse o Léu que acho q percebeu minha tensão e quis descontrair um pouco falando do meu problema de gases que predominou a viagem toda!hahahah....
Ai caiu mais uma vez a ficha, bom to com o Leonard o cara é bom, ja tem uma experiência aqui mais vasta q a minha que é de simplesmente ter escalado 6 vias no complexo todo!hahahha.... Minha preocupação já estava controlada até que o Leonard fala:
-Cara não to achando o lugar para rapelar até o platô... Eu fiquei imaginando comigo..."droga oq eu to fazendo aqui?"...hahahah
Bom confesso que passou pela minha cabeça, já que não estamos achando o lugar do rappel, VAZARE quem sabe assim não da tempo de mandar mais uns boulder bem próximos ao chão! Bom, não poderia propor isso, afinal já fazia um bom tempo que eu fiquei de mandar parede com o léu e não poderia deixar o parceiro na mão e depois de tanto procurar a desgraça da parada para o rapel achamos! Iriamos deixar uma corda(do gandra) fixa lá para quando voltamos para fazer a segunda via já estaria tudo pronto, para chegar na base dessas vias é necessário fazer um rappel do col do baú(col do baú= parede que liga bauzão ou bauzinho), até um plato que fica no meio da parede.
Boa! Achamos o negócio, Nard(de Leonard) me desceu até o platô... Na descida eu fiquei me perguntando "caramba pq ele se propôs a me descer primeiro?", fiquei imaginando os motivos e nada conclui, so imaginei que la em baixo naquele platô cheio de mato com certeza teriam abelhas....."hum, abelhas!". As abelhas como vcs podem ter percebido são o meu segundo maior medo tirando a altura! ahahhahaha....pois, eu e ele já nos deparamos com inúmeras abelhas em outra via longa feita no Bauzinho!hahahha detalhe: estávamos na terceira cordada da via e estávamos perdidos...se fossemos atacados não haveria uma volta muito rápida ao chão.......
As escalada em parede com o Léu que antecederam esta foram muito peculiares e cheias de aventuras que não envolvem somente a escalada em si, para não dizer outras coisas.
Cheguei lá embaixo(no rappel todo não olhei para baixo, MEDO) e tratei de me controlar, sente-me ao chão e fiquei admirando a paisagem.... que lugar bonito vários pássaros diferentes, são bento vista de longe, as colinas as serras tudo tão verde tão bonito e aconchegante... fiquei minutos lá que levaram horas divagando como a vida é cruel em privar tanta gente de ver coisas assim...
Nard chegou até o platô onde eu estava, lá decidimos que iríamos fazer uma so via...
-João, vamos fazer a gregos e troianos que é a mais curta e é a mais fácil(5°, VI)(quinto grau com crux de sexto grau).... não estamos aclimatados com a escalada desse lado do baú então vamos optar por uma mais fácil...
-Mas léu, a gregos so tem três chapas!- foi um argumento inútil!hahahhah..... portanto já que tinha três chapas na via.....eu ia guiar a cordada que tinha chapas!hahahah.....

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home