Saturday, January 23, 2010

Livros!!!

Ultimamente tenho lido muitos livros. Somente neste mês estou a ler o quinto livro.
Li bastante José Saramago, que para mim e o mestre faixa preta da literatura portuguesa. Este inicio de ano, vaguei pelos seus títulos: "As pequenas memórias", "In nomini dei" e seu último - "Caim". Antes do "Caim", me deliciei pelo "Cartas de amor de grandes homens", agora estou na companhia de "Iracema", escrito por José de Alencar.

O primeiro livro que terminei em 2010 foi "As pequenas memórias", que é um livro muito gostoso no qual o próprio autor narra algumas passagens de sua vida. Existem inúmeras passagens engraçadas, outras bem tristes e até algumas que justificam alguns títulos escritos anteriormente.

"In nomini dei" é uma peça teatral que ilustra uma história passada quando o protestantismo começa a ganhar forças na Europa. Saramago mostra com muita destreza que o uso da religião como forma de expressão de poder e domínio é um vício social, assim como vicia a personalidade de cada um que detém esta arma em mãos.

Para fugir um pouco das sábias vindas de Portugal, mas não esquecendo do país, mandei vir de Lisboa o livro "Cartas de amor de grandes homens". Simplesmente fantástico. Palavras escritas por Napoleão, Eça de Queiros, Fernando Pessoa, Mozart, Beethoven, Victor Hugo, Darwin, entres outros ilustres. Existem casos de amor mal resolvidos, traição, homossexualismo, amores platônicos, juras eternas de amor, cartas de términos de relacionamentos, palavras que nunca foram lidas, palavras escritas e lidas. O livro mostra várias facetas de personagens que nem imaginava que poderiam escrever como escrevem sobre amor.

Regado de grandes cartas ingressei na odisseia de "Caim". Para mim o melhor livro que li do José Saramago. Nessa sua última história embarcamos em histórias do antigo testamento, acompanhados do anti-herói Caim. Este por sua vez se assemelha muito com o modo de pensar do autor do livro. O personagem reage de forma negativa contra as decisões de seu criador e criador da humanidade: Deus, por isso ter conhecido de frente as atrocidades cometidas no decorrer da trama.

Agora, estou a ler algo que seja mais erudito que Saramago, pois já estava pegando o mesmo jeito de pontuar do infeliz nobel de literatura. Ressalvo, apenas estava assumindo os vícios de pontuação, ou seja, a qualidade do que escrevo não melhorou em nada. Retomo, o título atual é "Iracema", a virgem dos lábios de mel. Grande clássico do romantismo brasileiro.

E o próximo será: "A descoberta do Brasil pelos turcos". Incrível narrativa de Jorge Amado!

Aconselho todas estas leituras! Os livros são ótimos alguns difíceis de encontrar como o livro de cartas de amor que, em português, somente pode ser encontrado em Portugal. A peça teatral do Saramago também é difícil de encontrar. Esse livrinho foi um achado meu em uma livraria que estava fechando e fazendo de seu estoque nunca lido uma pechincha.

Boas leituras!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home