Friday, December 04, 2009

ExpoBrasil 2009

Olá pessoas,

Demorei para escrever esse texto, mas ainda esta em tempo para compartilhar o conhecimento adquirido na semana passada.

A ExpoBrasil 2009 aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro, com sua oitava edição. Todo o evento teve o intuito de reunir pessoas de nichos diferenciados e, com isso, contribuir com temas relacionados ao desenvolvimento territorial no meio urbano com ênfase em cidades sustentáveis. Em fim, foi uma grande reunião de pessoas que respiram, pensam e agem em prol do desenvolvimento sustentável.

O evento foi muito bem estruturado com palestras diversas, exposição de projetos, produtos e serviços relacionados com desenvolvimento local que deram certo e também algumas oficinas.

Durante todo o tempo, entre uma palestra e outra, era possível presenciar apresentações teatrais de um grupo vindo da Rocinha ou apresentações musicais diversas.

Eu foquei minha ida em palestras, não pude resistir ao ler na programação a confirmação de nomes importantes como Marina Silva, Ignacy Sachs, Ladislau Dowbor, entre outros. Por isso, durante os dias do evento eu migrava de uma sala para outra.

No primeiro dia, após uma incrível solenidade de abertura assisti a palestra inaugural ministrada por Ignacy Sachs. O tema era Mudando Rumos: condenados a inventar, ele explorou possíveis saídas que devemos tomar para alcançar os aspectos da sustentabilidade. Com o crivo voltado para a mudança de paradigmas sua exposição me lembrou muito um livro dele em que aborda novas estratégias de desenvolvimento.

A segunda do dia foi sobre O Desafio da Gestão no Desenvolvimento, que teve como palestrante João de Paula. A exposição mostrou quais dificuldades regem a implementação de projetos de desenvolvimento, quais as formas mais corretas de agir em razão dos contratempos. Por fim, houve a demonstração de um caso prático que teve a tentativa de aplicação no nordeste do país, onde João mostrou os pontos fracos do projeto que visava ampliar os horizontes do turismo local. Ele procurou frisar bem a importância da relação de integração entre população, Estado e iniciativa privada.

A maratona continuou com a palestra: Municipios na Web 2.0: democratizando e compartilhando a gestão. Palestra muito interessante que relacionou transparência de gestão com ferramentas da internet como blogs, Twitter, outras redes de relacionamento e ferramentas criadas pela Célula de Inovação do Município.

O dia acabou com Dal Marcondes que tratou do tema De que comunicação precisamos para o desenvolvimento sustentável? Nesta palesta ele focou na importância da comunicação como aliada do desenvolvimento local, em primeira instancia e de forma mais abrangente em aspecto secundário. Mostrou também a ENVOLVERDE, revista digital de desenvolvimento e meio ambiente.

No segundo dia me detive somente a duas palestras. A primeira sobre Territórios sustentáveis: a transição para uma sociedade pós-carbono, que foi ministrada por Marina Silva. Em princípio ela deu o panorama geral das condições alarmantes do planeta, depois expôs as dificuldades que o Brasil vem passando. Delimitou muito bem a importância da visão integral para o desenvolvimento e além do foco na econômico, social e ambiental, levou em consideração mais dois aspectos: o político e ético.

A segunda palestra com o tema Indicadores de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida: sistemas de informação e desenvolvimento local. Entre os diversos palestrantes tivemos a presença de Ladislau que indicou a importância dos indicadores e suas atuais utilizações. Também houve a explanação dos membros da ORBIS, que é uma empresa que organiza e monitora os indicadores de sustentabilidade para facilitar a atuação de agentes públicos e privados da implementação de ações sustentáveis.

No terceiro dia, por ter chegado atrasado ao evento, pois fiquei horas dentro do MASP observando obras de gênios como Modigliani, Picasso, Van Gogh, Diego Rivera, Portinari, Rodin, Renoir e outros; perdi algumas palestras que queria ver. Mas, o tempo não foi perdido cultura garantida para todos.

Entretanto, deu tempo de chegar na ExpoBrasil e ver as exposições. Entre elas me chamou atenção a Conferência Internacional – Cidades Inovadoras, que irá ocorrer entre os dias 10 e 13 de março de 2010. Já vou me programando para esse evento importantíssimo!

Assim, foram os três dias na terra da garoa mergulhado em temas relacionados ao desenvolvimento local. Adquiri muito conhecimento e vi que no Brasil todo temos nichos da população pensam em prol do desenvolvimento sustentável.

É isso...

Estou pronto para outra!!!

Abraços!


0 Comments:

Post a Comment

<< Home