Tuesday, September 25, 2007

Gregos e Troianos (3ª parte)

Cápitulo 3 - Perrengues

-Não léu pode deixar....
Pensei: "toca toca....- afinal a via tem três chapas mesmo, o máximo q vai acontecer é eu cair sacar todas as proteções móveis que eu coloque até eu parar nas chapas" e tbm é lógico que não iria lá para fazer tudo em top, mas o medo me deixava essa oportunidade muito saborosa...
Sai escalando e já dei de cara com um tetinho, entalei uns móveis e continuei escalando, mas para vencer esse tetinho começou o perrengue! Era uma agarrona invertida, eu tinha que fazer uma pequena travessia da esquerda para a direita por essa agarra invertida que era bem grande, até conseguir subir reto e vencer o tetinho que ela formava. Travessia sem pés para fazer a contraposição, droga como granito pode não ter pés!!?!?!?! Foi uma agonia, passava a mão dentro da agarra invertida e sentia que não ia ficar...a mão escorregava....até uma hora que fui ajeitar a mão esbarrando em outra agarra dentro da invertida, UM AGARRÃO!!!! oba...agora tava tudo sob controle, doce ilusão! Agora a próxima agarra estava bem além da minha envergadura e o Léu, lá de baixo, ficava me guiando, pois eu não enxergava essa agarra que eu não alcançava com minha mão direita.....situação: pés na aderência, mão boa, ultima proteção em móvel longe, próxima agarra longe a única coisa q tava perto era a chapa(até que enfim uma chapa!), mas mesmo assim ela estava a uns 4 palmos longe da minha linha de costura!
Nada disso iria ser preocupante se eu fosse um expert em colocações moveis, não contei a vcs mas o meu curriculum em vias em móvel é bastante...como posso dizer.....bastante escasso...hahahhaa....
Ajeitei melhor os pés e alcancei o agarrão invertido para poder costurar a primeira chapa da via! Oba agora sim estava tudo ótimo......não até eu ver q depois da virada do tetinho eu não tinha onde descansar....hahahaha....só me lasco, era a partir dai que vinha o crux! Uma seqüência de regletinhos ruins fazendo uma travessia para a direita...... pronto! Terminou! Cheguei em um descanso bom....já tinha passado as três proteções fixas....tava borrado.....morrido....cansado.....e com sede. Descansando ali.... vi que conseguia proteger mais uma vez antes de chegar na fenda vertical que levava até a parada da via! Enfiei um camalot(ao contrario dos nuts, gosto mais desses....são pecas ativas que se contraem e expandem quando acionadas) dentro de um buraco no reglete q eu estava segurando deixando meu descanso um pouco pior doq já era...hahahah....
Agora tava tudo lascado, já escalei bastante para a direita, não via a fenda e não via meu parceiro....tava tudo numa perfeita desarmonia....a única coisinha que iria segurar meu pendulo se eu caísse seria o ultimo camalot que eu coloquei no meu regletinho de descanso....só de pensar no tamanho dele imaginava q não ia rolar vacar.....escalando mais um pouco.....encontrei a fenda já coloquei meu primeiro móvel bom! oba!!!! agora sim tava seguro, agarra boa....móvel grandão(o tamanho do móvel não influencia na segurança e sim o modo como ele foi colocado, mas para um leigo, tamanho é documento!), descansando bem e dando ouvidos para oq meu corpo dizia fiquei mais alerta vi q a escalada não estava no fim: não conseguia ver o final da fenda(ela era grande deveria ter uns 20mts de fenda ainda....e eu não tinha escalado 3 metros da fenda), meus pés começaram a doer....eu não estava escalando com uma sapatilha própria para vias longas, essa minha tinha um formato meio assimétrico e era apertada(não tenho sapata para vias longas)....meus pés doíam e formigavam ....e ainda faltavam uns 25 metros de via no mínimo!
Toda agarrra boa na fenda que eu pegava colocava um móvel e descansava bastante até eu voltar a sentir meus pés..... foi em mais um crux da via q percebi que minhas costuras estavam acabando.....e ainda faltava muito da via para cima, tive que improvisar e usar os mosquetões que já estavam com os móveis! Pronto, era só oq faltava...... sem costuras e sem sentir o pe, oq mais falta.......faltava um crux para apimentar a historia...ahhaahah....mas agora eu tava esperto! olhava o crux antes e me preparava para ele......preparar consistia em fazer uma proteção a prova de vacas!hahahaha....entalava uns dois moveis juntos e ia para o crux escalava uns 6 metros e protegia novamente e numa dessas me indaguei "mas que bosta.....os crux não são protegidos.....vc tem q escalar o crux sem nada de proteção, pois ela esta a uns metrinhos a baixo, ou seja, o crux tem agarras pequenas e não da para achar nenhum lugar para colocar móvel!", diferenças da escalada em móvel e da escalada esportiva......
Quase no final da fenda vi que os móveis que eu tinha já não serviam mais na fenda.....ou eram muito grandes ou eram muito pequenos......burro!...erro de amador, ficava tão empenhado em proteger bem a via para mim que esquecia das próxima proteções.....hahahaha. Tive então que fazer mais uma economia e improvisar e economizar mais ainda as proteções!
Até que cheguei a uma agarra que dava para ficar em pe sobre ela.....e esperar eu sentir meu pe novamente, para voltar a pensar melhor.....quando me dou conta que já tinha vencido a fenda. Pelo que eu lembrava após a fenda vinha um trepa mato para chegar na parada.....em pé sobre aquela agarra olhava para todos os lados e não via parada alguma...... olhei fiquei um bom tempo ali....indagando....."pq fazer uma parada tão escondida"......de que adianta eu decorar o croqui se ele esta errado!!!!!
Como todo bom escalador não decorei só a via .....mas levei o croqui no bolso!hahahah.... tirei o croqui do bolso dei uma olhada e pensei....to próximo...vou subir por esse mato a esquerda que chego lá, afinal, aqui no croqui a linha da via passa por um mato...hahahah....
Com sede, cansado, torrado pelo sol, perdido, dor no pe, sem costurar a um tempo....a última proteção tava uns 7 metros para baixo....e foi uma daquelas proteções improvisadas!ahahahah....a fenda era muito larga para peca dei uma entalada mais ou menos somente como placebo mesmo..hahahah...
Qualquer decisão errada ali iria me custar alguns membros quebrados no mínimo......Afinal a via e um 5º,VI E3......E3 não iria ser um negocio protegido neh?
Adivinhem que decisão eu tomei?.....a errada, fui para a esquerda, bem no meio do meu caminho errôneo ....avistei uma chapa.....bem na direita.....a uns 6 metros de mim!hahahahahha......pensei comigo...."bosta....sou burro demais". Eu estava vendo uma chapa, somente uma chapa não poderia ser a parada, poderia ser uma outra via....pensei vou ate lá armo algo para dar segurança para o léu dai procuramos a parada quando ele chegar aqui.....afinal....já estava vendo o final do col....ou o cume da via......Olhei a travessia que eu tinha que fazer, avaliei o estrago que iria ocorrer se eu caísse tentando chegar na chapa, olhei mais ou menos o caminho q eu tinha que seguir.....e nada daquilo me motivou para sair de onde eu estava. Bom comecei....meio contrariado a escalar para a direita, em direção a chapa..... achei bem no meio da travessia uma fendinha para colocar um móvel....nenhum entrava.....eita desespero! Escalei mais um pouco e fiquei exatamente abaixo da chapa, porém a quatro metros abaixo dela.

Labels:

1 Comments:

Blogger Larissa Neli Faria said...

Como assim? cade o resto João?
rs...

6:41 PM  

Post a Comment

<< Home