Thursday, January 28, 2010

Desespero de uma certa idade

- Em que posso ajudar?

- Vocês tem ainda o livro "Onde esta o Wally"? - Ela quase não conteve o riso.


Após alguns dias de volta do velho mundo, diante da monotonia que a acompanhava em sua terra natal, resolveu, por impulso, como sempre agira, comprar um exemplar de um livro responsável por lembranças de sua feliz infância.


- Temos sim. Qual volume gostaria? - O vendedor de prontidão, após consultar no sistema da enorme livraria, indagou.


A escolha foi pelo primeiro volume, cujo qual foi tomado em mão pela futura proprietária. A ansiedade para voltar às aventuras e mundos que povoavam o livro escolhido foi responsável pelo impulso de procurar algum lugar para apreciar o livro no estabelecimento mesmo. Cômica ficou a imagem de uma mulher sentada na sessão de livros infantis, como se saboreasse o manjar dos deuses.


Infelizmente, para os adultos a capacidade de ficar mergulhado no mundo de fantasia é bastante limitada. Com ela não poderia ser diferente. Senta nos pequenos colchões reservados para os pequeninos, sentiu o chamado das necessidades do DNA: "multiplicador de genes em vista". O tal chamado tirou Violeta do transe em que estava inserida, fato que consistia em buscar um homenzinho de roupas atípicas em cenários atípicos.


O primeiro sentido responsável por nos alarmar sobre as necessidades reprodutoras é o olfato. O segundo, como já sabido, visão. Assim, como se um anjo guiasse os olhos da nossa personagem, uma criança com pouco mais de cinco anos tropeça aos pés do nosso próximo importante personagem. O rapaz gentilmente se abaixou para ajudar o pequeno ser.


Ao se deparar com a cena, fora do comum para os dias de hoje, onde qualquer rapaz da idade deste ignoraria o fato e olharia o projeto de ser humano se por em posição ereta sem lhe oferecer ajuda, fez com que ela compreendesse o instinto paterno aflorado no jovem.


O porte robusto e avantajado ficou em destaque quando tomou a menina que chorava no colo e devolveu a descuidada mãe. Três pontos ganhos para moça: olfato que lhe chama atenção, instinto protetor proeminente e portes de bom reprodutor. Os genes em ponto de ebulição lançaram a carcaça que estava jogada sobre os bancos reservados para crianças sob uma posição avassaladora.


De nada adiantou. Ele sorriu para a mãe que virou as costas e logo recebeu em mãos de um vendedor da loja, um exemplar de um livro de Carlos Drummond de Andrade, cujo qual nossa personagem feminina não identificou o nome. Independente disto, aumentaram-se os pontos, Drummond é sinal de bom gosto para não falar que vale como sinal de apurada inteligência. Afinal, ela poderia contar nos dedos os últimos homens que a conhecera e havia lido o renomado autor.


A única escolha, diante da tentativa de chamar atenção pelos seus dotes físicos (diga-se de passagem muito chamativos), foi esperar por algum outro fato surpreendente. Pois bem, a única coisa que desagradou foram as chinelas que contrastavam com as vestimentas de muito bom gosto.


Vistos os prós e um contra. A moça acompanhou com os olhos ele retirar mais dois livros de prateleiras destintas, que a essa altura pouco importavam para comprovar o quesito bom gosto e inteligência absoluta, fatores já declarados como positivos. O alvo se dirigiu ao caixa sem dizer uma palavra retirou do mostruário uma sacola ecologicamente correta, retirou da carteira a nota mais alta em rotatividade, aguardou o troco, colocou as mercadorias adquiridas no bornal e deixou cair um livro no chão.


Tomada, novamente, pelo impulso e pela proximidade em que acompanhou os fatos tentou chamar a atenção do descuidado comprador. Novamente, tentativa frustrada. A escolha foi recolher o exemplar de título ”Crônicas Brasileiras” e seguir a pessoa para a devolução do livro pago, e, infelizmente, não levado.


Aroma aprovado, características de protetor, por assim dizer, educado quando o assunto é embaraçoso (criança caindo aos seus pés), dotes físicos de causar inveja a qualquer outro elemento do mesmo sexo, bom gosto para se vestir, ressalvadas as chinelas (que, mesmo assim, lhe dão um aspecto despojado – elegante), bem monetariamente, ao levar em consideração que são poucos os que carregam notas de valores altos na carteira. Basta, de acordo com a adversidade proporcionada, averiguar o tom de voz. Fator dominante para a reprodução de grande parte das espécies do mundo animal, que para o ser humano, não seria diferente, embora poucas mulheres admitam tal questão.


De todas as formas tentou chamar a atenção dele, que atravessava a livraria desapercebido. Ela, como se não bastasse os grunhidos para deter o andante, chamou mais atenção quando atravessou a porta de saída com um exemplar de autoria de Darcy Ribeiro e outro - “Onde esta o Wally”, responsável por disparar o alarme e deixar o alvo ir embora sem pistas de seu último fator determinante.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home